sexta-feira, julho 14, 2006

Yin e Yang

Hoje estou a preparar a parte teórica do curso de cozinha vegetariana que vai começar amanhã. A cozinha como via espiritual é certamente um ponto essencial, pois para mim é uma prática "viva", mas há alguns conhecimentos que utilizávamos para fazer os nossos menus em Bruxelas que continuo a achar importantes.


É muito simples, trata-se de equilíbrio... de equilíbrio entre Yin e Yang, um conceito essencial na filosofia oriental chinesa, equilíbrio entre cores e sabores, texturas. Yin e Yang são pares complementares, não forças opostas (temos a tendência a levar as nossas dicotomias ocidentais para o pensamento oriental, e não funciona!) e os nossos "problemas" e doenças são vistos na filosofia oriental como um desiquilíbrio entre estes dois pares.

Ciclos Naturais Yin e yang podem ser claramente vistos na natureza com a mudança das estações: a estação yang traz o nascimento na Primavera e o crescimento no Verão. A fase Yin do Outono e do Inverno é a época de declínio que vai levar ao recomeço.

Características Yang: Potencial, Electricidade, Cima, Fora, Quente, Seco, Luz, Sol, Primavera, Verão, Madeira, Fogo, Macho, Espaço, Cores luminosas, Actividade, Claro, Positivo, Vida

Características Yin: Manifestação, Magnetismo, Baixo, Dentro, Frio, Húmido, Escuro, Lua, Outono e Inverno, Terra, Metal, Fêmea, Tempo, Cores escuras, Passivo, Repouso, Negativo, Morte

Alimentos Yin e Yang
Os alimentos pertencem a três categorias; yin, yang ou neutros (embora para sermos mais correctos deveríamos dizer alimentos “predominantemente” yang, alimentos “predominantemente” yang, etc., pois na verdade não há algo que seja só yang ou só yin). O termo yin ou yang refere-se aqui a se os alimentos são “frios ou “quentes”. Estas caracterísiticas não se referem contudo à temperatura, ao sabor ou forma de cozinhar. Relacionam-se com uma essência mais profunda da natureza dos alimentos. Podemos assumir que todas as bebidas são “frias”, contudo a cerveja é, mas o brandy não. Para uma cozinha equilibrada, deveria haver 3 partes yang e 2 partes yin.

Aqui está uma lista de alimentos:

Alimentos YIN - Amêndoa, maçã, espargos, bambu, banana, cerveja, bróculos, espinafres, couve, aipo, milho, feijão de soja, farinha de milho, pepino, uvas, mel, gelado, limão, laranja, ananás, morangos, cogumelos, tomates, ostras, chá de menta, sal, açúcar branco, pato, peixe, caranguejo, camarão, água.
Alimentos YANG - Pimenta preta, pimenta verde, açúcar escuro, manteiga, manteiga de amendoim, amendoins torrados, queijo, bife, fígado de frango, piri-piri, chocolate, café, ovos, peixe fumado, alho, ganso, fiambre, borrego, coelho, cebola, batata, wiskhy, vinho.
Alimentos neutros - Pão, cenouras, cerejas, frango – carne do peito, tâmaras, leite, pêssegos, ervilhas, ameixas.

3 comentários:

Raízes disse...

Infelizmente chegamos tarde. Não conhecia o Blog.

Também nós estamos na àrea "vegetariana", neste caso na produção de hortícolas. Estamos a practicar agricultura biológica e pretendemos implementar este tipo de agricultura no Concelho de Gaia. Quem sabe possamos juntar algumas forças, mas para já vou conhecer melhor o Blog.

Aproveito também para convidar a uma visita ao nosso site (www.raizes.pt.la) onde também se tem acesso ao Blog Noticias da Raízes.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

Dulce disse...

Parabéns pelo blog. Informações preciosas. Gostei muitíssimo.
Meus cumprimentos