domingo, julho 15, 2007

Almoço biológico














A associação Campo Aberto lançou uma campanha 50 espaços verdes - 50 espaços a preservar. Escolheram o dia de hoje para um debate... depois de um almoço biológico! Participei na confecção do almoço, a convite do Pedro e da Sarah da Raízes. Foi muito giro trabalhar com eles e de repente a cozinha da UBP ficou irreconhecível.. mas valou a pena! ... E como se pode ver os vegetarianos não comem só alface! :) Ao mesmo tempo fiquei curiosa em relação ao trabalho do campo Aberto. Aí está algo que é preciso apoiar.

Quanto ao menu: sopa de abóbora, saladas diversas (inclusive uma de courgette e iogurte), taboulet (salada de bulgur marroquina), massa com pesto, creme de lentilhas, falafel. Começando pela sopa de abóbora.... Estava fantástica mas o mérito não é todo meu :) Além dos legumes biológicos, que mudam tudo (é incrível, mas acho que já esquecemos o verdadeiro sabor dos alimentos), a receita da Sarah era realmente muito boa. Começa-se por alourar cebola em azeite. Junta-se gengibre ralado, concentrado de tomate (os produtos, incluindo o concentrado de tomate, tinham sido comprados na Naturocoop) e concentrado de legumes (o equivalente ao caldo knorr.. mas de qualidade). Depois é juntar cenoura e abóbora. A abóbora era de duas qualidades. Aquela tradicional, mais clara, que se usa na sopa, e aquela com uma cor laranja fantástica que nunca consigo saber o nome. No final, junta-se sementes de abóbora tostadas (passámos na frigideira, sem gordura, só para tostar). Uma delícia!

Foi pena o mau tempo, pois o almoço estava previsto para ser no próprio jardim (botânico)... mas ainda deu para aproveitar o espaço verde!

4 comentários:

Daterra disse...

fantástico:)

quintal disse...

:P

Dalva disse...

Bom a comida e o ambiente parecem deliciosos. Se eu soubesse que vovês iam participar tinha inscrito e levado a família toda. Mas já fui tarde demais poisas inscrições já estavam encerradas. Fica para a próxima, tenatrei não faltar! :)

chumani disse...

pois, foi um sucesso, havia perto de 80 inscrições; contudo ainda havia um buraquinho para mais alguns porque nestas coisas tem de se considerar o "overbooking".. é que depois nem toda a gente aparece!