segunda-feira, dezembro 24, 2007

Um bom ano... sem fumo... e com bom coração:)

Provavelmente a melhor notícia para mim deste fim de ano é aquele anunciozinho que agora muitos estabelecimentos agora têm: de acordo com a lei tal e tal, a partir de 1 de Janeiro é proibido fumar no estabelecimento. Claro que em relação à lei anti-tabaco há algumas reservas, mas de qualquer forma já há algo a mexer. E isso é bom. Fico sempre perplexa sobre o quanto muitos fumadores acham fumar algo "natural" que podem fazer em qualquer lado, em qualquer momento.

Lembro-me de muitos episódios quase caricatos, se não tristes. Depois de voltar de Bruxelas, há mais de dez anos atrás, vivi em Faro durante 1 ano e meio. Tenho muito boas memórias de Faro, de coisas simples e fantásticas como sair de casa para ir ver o pôr-do-sol sobre o cais da ria. Nessa altura o meu filho tinha 5 anos e frequentemente levava-o para o jardim, sobretudo aquele em frente à marina de Faro, que tem baloiços para as crianças. Uma manhã estava sentada num dos bancos em frente ao parque das crianças, a ler um livro (possivelmente) enquanto o meu filho brincava. Como ainda era de manhã cedo o jardim estava apetecível mas praticamente deserto. Senta-se depois um homem de idade ao meu lado. E, claro, puxa de um cigarro para fumar. Como acontece em 90% dos casos (no meu caso, deve rondar os 100%), o vento estava a favor... de eu apanhar com o fumo todo. Nessa altura todos os bancos estavam vazios, talvez tenha escolhido aquele em que eu estava sentada porque estava ao sol. Aguentei aquela fumarada algum tempo, até achar que não tinha de aguentar. Pedi-lhe educadamente se poderia mudar de lugar, porque o fumo me estava a incomodar. Respondeu-me indignado: "Com tantas senhoras que fumam, logo eu tinha de dar com esta!". Achei sempre estranho ter quase de pedir desculpas por não ser fumadora e fazer o papel da má da fita. Estranho mesmo. Mas mesmo assim a minha consciencialização deste problema foi maior quando ouvi o Cláudio, o empregado do café onde frequentemente tomamos o pequeno-almoço, exclamar: já bastam quatorze anos a engolir o fumo dos outros!

1 comentário:

Nuno Loureiro disse...

Devias dar uma vista de olhos em:
http://blog.sig9.net/2007/12/17/esclarecimentos-sobre-a-lei-anti-tabaco/

Quando fiz o post a que tu te referes a realidade era um pouco diferente.