sexta-feira, junho 22, 2007

Negócios e espiritualidade


Pelo que me é dado ver, ainda é muito lenta (ou quase inexistente) aqui em Portugal a compreensão de que o material e o espiritual não são dois campos opostos e que uma verdadeira prática tem de incluir todos os campos da vida humana, designadamente o dia-a-dia (e nomeadamente o trabalho!). A tentativa de um modo de viver justo (right livelihood) é uma das componentes do Caminho Óctuplo e por muitas razões tornou-se um dos temas de reflexão mais importantes para mim nos últimos tempos. Por isso foi engraçado saber que em Lisboa, o Sagarapriya e os estudantes que frequentam as sessões que ele orienta estão a avançar com um projecto muito concreto a este nível. Por aqui, nada de tão concreto... mas para já, a curiosidade pelo conceito de Dharma Marketing, apresentado pelo Paulo Vieira de Castro.

Alguns artigos (em inglês) sobre esta questão dos negócios e espiritualidade:
Authentic Leadership
Reinventing Capitalism: Putting Soul in the Machine
,
The Business of Saving the World

e, claro, os artigos da Evelyn Rodriguez na categoria de Marketing, Clear and resonant marketing, Social Enterprise, etc....

1 comentário:

Anónimo disse...

Não confundir isso com vender o Dharma de Buda. Isso é uma falta terrível...