sábado, outubro 14, 2006

Francesinha aromática

Ontem o Lécio fez-nos a receita "dele" de francesinha. Estava deliciosa. O que mais gostei foi que a receita não tentava imitar as francesinhas tradicionais, pois parece-me um mau ponto de partida. É evidente que o seitan nunca imitará a carne e a salsicha de soja nunca imitará seja lá o que for que pretende imitar. Por isso mesmo o nosso chef chama-a "francesinha aromática", pois trata-se de outros sabores... e texturas.

O molho de tomate foi feito com verdadeiros tomates (e não daqueles de lata), azeite, cebola, piri-piri (q.b.) manjericão (que se junta no final). As fatias foram barradas com maionese, embora eu não ache que isso seja absolutamente necessário (mas há sempre fãs!). O recheio é de cogumelos (fizemos com cogumelos de Paris e shitake cortados em quatro, e ficou realmente muito bem - não esquecer de demolhar os shitake previamente). Os cogumelos salteiam-se antes de juntar ao resto dos legumes para eliminar as toxinas, diz o chef. Quanto ao recheio de legumes: salteia-se em azeite alho francês cortado às rodelas finas, junta-se beringela e courgette cortadas aos cubos e só depois se juntam os cogumelos (e, claro, tempera-se com sal). Para montar as francesinhas, uma fatia de pão de forma, o recheio de legumes, e depois cenoura ralada e rúcula. Outra fatia de pão, o queijo por cima, que vai a derreter ao forno. No final, ao servir, o molho de tomate bem quente! Fantástico! e muito divertido! É claro, a partir daqui pode-se inventar o que se quiser!






5 comentários:

Daterra disse...

Muito bonito ah... com uma descrição bastante cuidada da preparação.
Daqui a pouco já podemos dar início ao "círculo de partilha alimentar".

Um momento bastante agradável.
Até à próxima

Rita disse...

isto parece delicioso... ai ai e quando penso que ha quem ache que os vegetarianos so comem couves couzidas sem sal... nao sabem o que perdem.
tambem gostava de partlhar com voces as minhas receitas, que estao em http://receitinhas.blogspot.com
um abraco***

chumani disse...

wow, Rita, o teu blog está muito giro!! imperdível! vou colocá-lo nos links!

Anónimo disse...

Parecem boas, mas as melhores que eu já comi foi em braga, e volto lá todas as semanas. No "atrium café", perto da makro. Irra, ca boas!

Anónimo disse...

parece delicioso! :D
muito bom o seu blog, parabéns!