segunda-feira, outubro 16, 2006

O miso

Domingo "japonês" na UBP. Fizemos sopa de miso (que eu adoro), sushi, arroz salteado com legumes e tempura. Nunca é demais falar das qualidades do miso. O miso é uma pasta de soja (e/ou cereais) fermentada, por isso é um alimento vivo que contém enzimas vivas que ajudam a digestão. É também uma boa fonte de proteínas e vitamina B, o que ajuda limpar o corpo das radiações e da nicotina! Foi sempre considerado na China e no Japão como um ingrediente com propriedades curativas e parece que não se enganavam! Uma sopa de miso é uma óptima maneira de começar o dia! (um pouco diferente da torrada e meia-de-leite, pois! :) A sopa é muito fácil de fazer: basta fazer um caldo com alga kombu (vende-se nas lojas de produtos naturais), depois de ferver, apaga-se o lume e junta-se uma parte de miso branco e miso mais escuro (o miso branco é o de gosto mais "suave") que se diluiu previamente em água quente.



Como são elementos vivos, as bactérias e os fermentos do miso perdem as suas propriedades quando são submetidos a altas temperaturas, por isso não se deixa ferver o miso. Na tigela, colocamos o tofu, cebolinho, eventualmente algas wakame, ou outras. Pomos o caldo quente por cima destes ingredientes, e está feito! Claro, se usar alho francês, convém aferventá-lo primeiro no caldo.

1 comentário:

chumani disse...

Um comentário do Wanderley que por quelquer razão não aoparece aqui"

Torrada com meia-de-leite

estou achando que é pão com manteiga aquecida no forno ou na frigideira

aguardo o desvendar do segredo


Wanderley: Torrada é realmente pão com manteiga, mas o pão é tostado antes, geralmente numa "torradeira" :) Quanto à meia de leite, é o que nós chamamos aqui no Norte a uma chávena de café com leite!