segunda-feira, setembro 25, 2006

Alimentar o corpo e o espírito


Andei a passear por um blog, the hip & zen pen, mais outro blog interessante! Estive a ler sobre a preocupação da autora em se tornar vegan e sobretudo a referência ao artigo do Steve Pavlina, em que ele afirma que ser vegetariano e vegan facilita a clareza mental e mesmo o quanto ele sentiu que depois de se tornar vegetariano e depois vegan, as qualidades de empatia e compaixão se desenvolveram. Finalmente, alguns conselhos que não resisto a citar:

Cozinhar com Amor
Demasiado frequentemente no mundo agitado de agora, temos tendência para comer à pressa e arranjar qualquer coisa para comer o mais rapidamente possível. Quando preparada com cuidado e atenção, a comida pode fornecer sustento físico e emocional. Antes de começar a cozinhar, lava e purifica as tuas mãos ritualmente, e clarifica a tua mente com três respirações profundas. Ao preparar a refeição, tem em mente aqueles para quem estás a cozinhar, e visualiza amor a brotar do coração, a passar pelos braços, para os alimentos. Serve-os com a devida cerimónia.


Neste fim-de-semana, numa conversa com a Tsering falámos de como o último oráculo de Nechung (sobre o qual me lembro de ter lido no site do governo tibetano no exílio), depois de ter sido anunciado como oráculo, teve de passar para um regime vegetariano rígido, para além de muita disciplina a vários níveis. Um tipo de trabalho como o que ele faz necessita de um veículo "purificado".

Já agora, e como neste fim-de-semana esteve cá a Tsering, um link para o BarraZen e para a Taça de Chá, ambos com comentários sobre a sessão de sábado!

1 comentário:

chumani disse...

Acho que me consegui convencer a mim própria... (e o artigo do Steve é mesmo muito bom) e vou fazer uma nova experiência vegan (experimentei há uns anos atrás, mas depois não fiquei cliente, não me lembro porquê:)