quarta-feira, setembro 20, 2006

Tomar Um Chá Sem História

Mandei vir The Republic of Tea, um livro que fala de aliar negócios a... crescimento espiritual. Depois do livro, lindo e fantástico, só por si uma obra de atenção e carinho, fui espreitar o site, para ver se existia mesmo! :) E a República está lá, saída de inúmeros faxes e sonhos: se tiveres de a deixar em infusão numa única frase, qual é a filosofia da República do Chá? "Mostrar, através da metáfora do chá, a leveza de tomar a vida sorvo a sorvo em vez de gole a gole." A vida do chá é a vida do momento. Temos apenas Agora, e sorvêmo-lo nas nossas chávenas.

O que é fantástico também no livro, é a vivência de todo o processo criativo - em que a criação não é um objecto, lá fora, no exterior, mas algo que já está, e em que a vida interior do "objecto" se exprime através das mãos do criador.

O projecto da República do Chá é, nem mais nem menos, sobre transformação interior, pois ao mudarmos realmente, mudamos o mundo. Personifica a expressão de Chuang Tzu "o tempo sem história" - em que as pessoas são bondosas umas com as outras, mas não chamam a isso "ser bondoso uns para com os outros", em que as pessoas cuidam naturalmente umas das outras e do mundo em redor, sem chamar a isso "ser atencioso e responsável"! Um tempo sem história, é uma era que não deixa traços. Já que nada de "errado" acontece, ninguém sente a necessidade de fazer história disso. É um tempo vivido e não anotado.

O que me leva à sensação de algo que nunca realmente deixámos. Mas no dia-a-dia, fazemos tudo para nos distrairmos e esquecer. E esquecemos mesmo. E então procuramos mais qualquer coisa, lá fora. E estamos sempre à espera de momentos especiais, como se tivéssemos de os procurar. É notável que, mesmo sabendo que a procura é interior (embora isto do interior seja mais uma forma de dizer, pois aponta para um dualismo), continuamos sempre à procura no exterior... até que não procuramos, damo-nos conta que sempre estamos e somos :)

1 comentário:

Folha de Chá disse...

Fui ao site, perder-me no meio das folhas de chá. Esse livro deve ser delicioso. Um verdadeiro desintoxicante. :)